Olá, seja bem-vindo ao Portal DAD!

Siga nossas redes sociais!



Gostou do blog? Então pressione CTRL + D e adicione-nos aos seus favoritos.

Atenção!

Nem todos os downloads são obras de administradores do blog, portanto, damos os créditos aos devidos autores dos uploads.

A administração.

Seguidores

Links do Megaupload desativados

O site de armazenamento e compartilhamento Megaupload foi retirado do ar pelo FBI, por conter pirataria em diversos de seus arquivos. Com o site fora do ar, perdemos quase que todo nosso acervo. Com isso, sem previsões de recuperação, o Portal DAD ficará com atualizações inativadas, por tempo indefinido.

Agradecemos a compreensão.

sábado, 7 de maio de 2011

Baú Animado - Dragon Ball

Dragon Ball é uma série de mangás criados por Akira Toriyama em 42 volumes e publicados inicialmente na revista Weekly Shonen Jump em 1986. Como o nome sugere é um Shonen, ou seja, com conteúdo mais voltado para adultos e adolescentes do sexo masculino. Devido ao êxito de vendas do mangá, a TOEI Animation, o adaptou para anime em 1986, exibido semanalmente pela emissora Fuji TV.

No Brasil foi exibido a partir de 1996 pelo SBT com a dublagem da Gota Mágica, mas apenas os episódios 1 a 60. O mangá foi publicado pela Editora Conrad a partir de 2000. Em 2002 a Globo decide comprar o Dragon Ball e redublar os 60 episódios já exibidos pelo SBT e dublar os que não haviam sido dublados (61-153). A partir de 2006, o Cartoon Network começa a exibir os episódios, mas com abertura e créditos que a Globo nunca havia exibido.

Influências e características

A série foi baseada na famosa lenda chinesa da Jornada ao Oeste que era sobre Sun Wukong (Rei Macaco) que possuía poderes como percorrer diversos quilômetros em poucos minutos, se transformar em variadas formas e ser imune a água, fogo, poder voar em uma nuvem e em névoas, agindo sempre com bravura, perseverança e otimismo.
Mesmo se passando no passado (entre 749 e 794), há muitos elementos futurísticos, tais como as cápsulas que podem armazenar diversos objetos, desde mantimentos até casas, automóveis, aviões, navios, dentre outros. Há também máquinas futurísticas de tecnologias avançadas (principalmente nos outros planetas e galáxias de Dragon Ball Z).
Os deuses, demônios, monstros foram baseados na Mitologia Japonesa. Cada planeta possui o seu Kami Sama (Deus), cada galáxia o seu Kaio Sama e os Kaios Samas são comandados pelos Kaioshins que possuem um planeta sagrado.

História e Personagens
  
Dragon Ball é o nome da primeira parte do anime que é baseada nos volumes 1 a 16 do mangá, a segunda parte foi chamada de Dragon Ball Z baseada nos volumes 17 a 42 do mangá que foi chamado apenas de Dragon Ball. A Letra Z se deve ao fato que Akira Toriyama queria que fosse o último publicado.
O anime conta a história de Son Goku, um garoto com rabo de macaco que possui uma força extraordinária e que vive sozinho na Montanha Paozu.

Um dia quando estava caçando algo para comer, apareceu uma garota de carro chamada Bulma e que o contou tudo sobre a lenda das Esferas do Dragão e o convidou para partir em busca das 7 Esferas do Dragão que podem realizar qualquer desejo (com algumas exceções). Na jornada eles conheceram vários que se tornariam personagens recorrentes da série: Oolong (um porco sequestrador de garotas que pode se transformar no que quiser, mas por tempo limitado. Goku o derrota facilmente), Yamcha (um jovem lutador e ladrão que vivia no deserto e que mais tarde se tornou namorado de Bulma), Pual (um gato que foi colega de escola de Oolong e que também pode se transformar no que quiser, mas pode manter sua transformação por quanto tempo for necessário), Rei Cutelo ou Ox-King como é chamado no Japão (Pai de Chichi e futuro sogro de Goku, que possuía um castelo que estava pegando fogo e Goku o ajudou, procurando o Mestre Kame que apagou o fogo com o Kamehameha), Pilaf (que queria se tornar o imperador do universo, tentou por várias sagas do anime, mas acabava sempre sendo derrotado por Goku), Kuririn (um monge que cansou de ser caçoado por seus colegas e veio procurar o Mestre Kame para aprender mais sobre Artes Marciais, no início era rival de Goku, mas com a convivência tornaram-se melhores amigos, mesmo não sendo tão poderoso). Os dois participam de um Torneio de Artes Marciais (Budokai Tenkaichi), mas como Goku ainda era muito jovem (tinha apenas 12 anos) e Kururin tinha 13, Mestre Kame decide se disfarçar e ganha o torneio para ensinar a seus discípulos que não se deve se orgulhar de ter ganho e continuar treinando sempre, pois sempre existe gente mais forte.

Goku ainda derrota a força Red Ribbon (também chamada de Patrula Vermelha no Dragon Ball Z) que pretendia conquistar o mundo e estavam a procura das esferas para isso. 
Após isso, como vingança a Goku ter matado Tao Pai Pai (assassino profissional contratado pelo Red Ribbon), seu irmão,  o Tsuru (antigo rival de Mestre Kame) aparece com seus dois novos discípulos (Tenshinhan e Chaos). Tenshinhan ainda é mais forte que Goku e o vence, já Chaos (ou Chaozu como é chamado no Japão) derrota Kuririn com suas técnicas psíquicas e hipnóticas.

Após o fim do torneio, surge uma nova ameaça: Pilaf liberta Piccolo Daimaoh (um demônio que era nada mais do que a contraparte de Kami Sama má que queria dominar o mundo). Goku trava diversas batalhas com seus filhos: Tambourine, Drum e Cymbal que queriam matar todos os lutadores de artes marciais que participaram dos torneios nos últimos anos para evitar que Piccolo Daimaoh fosse preso novamente com um Mafuba como fez Mutaito (Mestre de Mestre Kame e Tsuru). Piccolo Daimaoh mata Shenglong desaparecendo assim com as Esferas do Dragão. Mas Goku o mata e ele cospe um ovo que dele sai um filho que seria sua reencarnação chamado apenas de Piccolo para vingar-se de Goku no próximo torneio em 3 anos. 

Goku decide encontrar o Kami Sama na Plataforma Celeste para que possa ressucitar seus amigos, pois as Esferas do Dragão tinham desaparecido por Piccolo Daimaoh ter matado Shenglong. Com isso Kami o avisa sobre Piccolo e decide treiná-lo para que possa lutar e o derrotar. 

Goku depois de muito batalhar o derrota mas sem matá-lo, pois se o tivesse matado mataria também a Kami Sama, pois são a mesma pessoa dividida em duas. Com isso a paz volta a reinar no mundo e Goku casa-se com Chichi a quem tinha prometido tomar como esposa quando ainda era menino.

Dublagem:

O anime teve duas dublagens no Brasil: a primeira foi feita em 1996 no extinto estúdio Gota Mágica de Mário Lúcio de Freitas. A dublagem foi dirigida por Gilberto Baroli e foi marcada pela fantástica dublagem de Noeli Santisteban no Goku e pela abertura clássica, confira um trecho da dublagem:


Após a Globo comprar, decidiu redublar os 60 primeiros capítulos na Álamo e dublar os restantes (61-153) na DPN, houveram muitas substituições de dubladores, o que acabou por desagradar os fãs que já haviam visto pelo SBT nos anos 90. Noeli Santisteban foi morar fora do país, por isso a substituíram pela Úrsula Bezerra que também dublou O Pequeno Urso, vejam a diferença:



 Aberturas e Encerramentos:


Abertura de Dragon Ball dublada pela Gota Mágica cantada por Rubinho Ribeiro:


Abertura dublada pela DPN e exibida pela Globo:


Abertura dublada pela Álamo e exibida pela Globo e pelo Cartoon Network:


Encerramento de Dragon Ball dublado pela Álamo e exibido no Cartoon Network:


Referências:
Wikipédia e Kami Sama Explorer

Em breve os baús de Dragon Ball Z e Dragon Ball GT!

Postagem Número 213

Um comentário:

Luh tattoo disse...

Parabens pela materia amigo, sou um mega fã de dragon ball !
costumava a gravar no VHS os episodio . pena que perdi todas as fitas e não posso mais lembrar daquela época tão boa !

qualquer tipo de audio e video favor me comunique
lucianoot@ig.com.br

Postar um comentário

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;

- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;

- Tente evitar erros de português (ñ excreva axim).